Marketing Digital para MEI

12/03/2021

Antes de tudo, saiba o que é Marketing Digital e como pode ajudar o Micro Empreendedor Individual. Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Marketing Digital Para Micro Empreendedor Individual

Como MEI podem aplicar o marketing digital para conseguir mais clientes:

Já ouviu falar em Inbound Marketing? Esta é uma das formas mais completas e eficientes de publicidade online.

É um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo relevante voltado para um público-alvo específico, para conquistar a confiança e permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Em outras palavras, em vez de interromper os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que pode resultar na venda.

Através do Marketing de Conteúdos em blog, site, Mídias Sociais e SEO que o possível cliente vai ter o primeiro contato com a empresa, é preciso ser muito criativo e deixar o leitor curioso, e apresentar algum diferencial como e-book, vídeos, infográfico e dicas.

Afinal, uma das principais funções do Inbound Marketing é: gerar conteúdo interessante que leve o público a descobrir a empresa.

A partir de Landing Pages, formulários, call to action, os visitantes que deram seu e-mail e outras informações pessoais em troca de algum benefício, como e-book, se convertem em leads.


Essa etapa é uma das mais importantes do funil de vendas, pois nela você consegue o tão desejado contato do usuário, dessa forma é possível mantê-lo atualizado e sempre nutrido a partir de automação de e-mail marketing e outras formas de contato preparando para o momento da venda.

Depois de vender é preciso fidelizar os clientes à marca/empresa. Philip Kotler já dizia que conquistar um novo cliente custa cerca de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo. O processo de fidelização requer um trabalho de relacionamento com o cliente. Embora a fidelização esteja atrelada ao pós-venda.

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A transformação digital trouxe mudanças radicais no comportamento do consumidor. Diante disso, as empresas do setor automotivo precisam criar novas formas de conquistar e manter seus clientes.

Como aplicar Inbound Marketing no sua empresa de MEI :

1- Atração:

Através do Marketing de Conteúdos em blog, site, Mídias Sociais e SEO, que o possível cliente vai ter o primeiro contato com a empresa, é preciso ser muito criativo e deixar o leitor curioso, e apresentar algum diferencial como e-book, vídeos, infográfico e dicas.
Afinal, uma das principais funções do Inbound Marketing é: gerar conteúdo interessante que leve o público a descobrir a empresa.

2- Conversão:

A partir de Landing Pages, formulários, call to action, os visitantes que deram seu e-mail e outras informações pessoais em troca de algum benefício, como e-book, se convertem em leads.


Essa etapa é uma das mais importantes do funil de vendas, pois nela você consegue o tão desejado contato do usuário, dessa forma é possível mantê-lo atualizado e sempre nutrido a partir de automação de e-mail marketing e outras formas de contato preparando para o momento da venda.

3- Venda/ fidelização:

Depois de vender é preciso fidelizar os clientes à marca/empresa. Philip Kotler já dizia que conquistar um novo cliente custa cerca de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo. O processo de fidelização requer um trabalho de relacionamento com o cliente. Embora a fidelização esteja atrelada ao pós-venda.

Dicas de marketing digital para Micro Empreendedor Individual:

  1. Tenha um site e não somente Mídias Sociais;
  2. Crie conteúdos direcionados e exclusivos que seu público alvo vai amar;
  3. Tenha um blog com perguntas e respostas para sanar as dúvidas de todos seus clientes;
  4. Crie e-books e formulários de conversão;
  5. Configure uma ferramenta de e-mail marketing;
  6. Aplique pesquisas e conheça preferências e níveis de satisfação do seu cliente;
  7. Faça anúncios patrocinados em mídias sociais para gerar tráfego para seu site;
  8. Crie eventos, presenciais ou online;

Cenário do mercado MEI:

Todos sabemos que as novas tecnologias de comunicação e informação passaram a ser cada vez mais comum em nosso dia a dia, mudando para sempre, a maneira pela qual nos comunicamos, sentimos, vivemos, aprendemos, trabalhamos, compramos e nos divertimos.
Impactaram profundamente os hábitos, costumes e valores das pessoas. A internet implicou novas formas de interação e sociabilidade.

Os reflexos dessa dimensão podem ser vistos em quase todas as áreas de atividade humana: organização política, mobilização social, temas ambientais, educação, consumo, entretenimento, sistema financeiro etc.

Os canais digitais são importantes aliados para a divulgação do seu negócio e relacionamento com sua audiência. Independentemente do ramo em que sua empresa atua, seu público estará lá, e pode ser que esteja falando sobre sua marca. Portanto, por que não estar presente nesse meio para se comunicar e possuir maior intimidade com o seu público?